Auto Desligamento do Arduino (como cortar sua própria alimentação)

Como funciona: Ao pressionar um push-button o Arduino será energizado e por tanto irá ligar, e após 5 segundos ele se auto-desligará, cortando sua própria alimentação.

        Com este pequeno projeto, gostaria de demonstrar como é possível fazer com que o Arduino (ou qualquer outro mcu) possa se auto-desligar através do próprio software. O auto-desligamento ao qual me refiro não se trata de um "Deep Sleep Mode" da mcu, mas sim do corte na alimentação do circuito em sua totalidade. Pensando em aplicações, podemos imaginar por exemplo, um processo de "Time Out" onde ao se detectar inatividade no dispositivo, ele se desliga por completo. Ou então um botão que ao ser pressionado, liga o circuito, e tão logo se auto-desliga assim que uma tarefa é finalizada. Enfim, existem diversas aplicações que podem usar o método que aqui demonstro.

        Basicamente, o conceito da idéia e consequentemente do esquema a baixo é manter o circuito em corte de energia, até que um botão (push-button) seja acionado fechando então o circuito. Desta forma, assim que o micro-controlador é ligado, sua primeira ação é acionar o Mosfet que por sua vez também fará o fechamento do circuito, tornando desnecessário a partir deste momento o pressionamento do push-button. Para tanto, ambos os componentes, Mosfet e Push-Button precisam estar conectados em paralelo.

        Neste exemplo prático, utilizei o pino 7 do Arduino para acionar o Mosfet que deve ser mantido em HIGH para que o circuito permaneça ligado. E consequentemente, para desligar o circuito por completo basta mudar o estado do pino 7 para LOW. Veja que neste exemplo, assim que o circuito for acionado, ele permanecerá ligado por 5 segundos, e então após 3 beeps o mesmo se auto-desligará.

Gostaria de enfatizar que o Mosfet pode ser facilmente substituído por outros componentes, como: SSR, Relays, Transistores, Opto-acopladores, entre outros. Outro ponto importante é que a alimentação deve entrar no Arduino, conforme demonstrado na ilustração.

Esquema usando um Mosfet:


Esquema usando um Relay:





Download Source Code







Espero que tenham gostado! Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para: egzola@gmail.com